As propriedades terapêuticas do Alho e da Cebola

 

Alho 

O alho apresenta propriedades bactericidas, preventivo de doenças cardiovasculares é ótimo contra a hipertensão, seus efeitos são potencializados quando o alho é triturado ou cortado. Pelo seu efeito bactericida extermina bactérias malignas do intestino, combate o câncer grastrointestinal por impedir o crescimento das células cancerígenas.

Fortalece o sistema imunológico como um todo, aumentando a resistência orgânica a infecções, fluidifica e desodoriza as secreções no caso de bronquite, tuberculose, diminui a tosse, provoca a expectoração. Pode ser utilizado também em ferimentos e cortes de prego enferrujado, espinhos, espetos de madeira e cacos de vidro, mordedura de bichos venenosos, promove a desintoxicação do sangue.

O uso regular do alho aumenta a longevidade reduz os riscos de infarto, reduz o colesterol LDL (ruim), aumenta o colesterol HDL (bom) combate bactérias e vírus, previne a aterosclerose, o câncer. Ativa o funcionamento do fígado, cura hemorróidas e varizes, elimina prisão de ventre, combate o ácido úrico, aliviando dores musculares e articulares como reumatismo, gota e ciática.

Elimina o cansaço, melhora visão, é indicado contra dores de cabeça, insônias e nevralgias, elimina vermes como: lombrigas e tênia, auxilia no emagrecimento, bom para os rins e bexiga eczemas e herpes, alivia o diabete l e proporciona uma qualidade de vida mais saudável como um todo.

Cebola

A cebola crua é anticancerígena, purificadora do sangue e aumenta as defesas do nosso organismo.

Ora vejamos mais algumas propriedades preventivas e curativas da cebola crua!

Na cebola encontra-se uma das enzimas mais importantes do organismo, o selênio que funciona como antioxidante, protegendo as nossas células contra possíveis agressões.
É esta proteção que atua sobre o revestimento interno das paredes dos nossos vasos sanguíneos, regulando ou até extreminando possíveis formações de coágulos, evitando enfartes do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais ou embolias pulmonares.
A cebola crua possui outras propriedas curativas: purifica os intestinos, afasta bactérias e fungos e depura o sangue e o fígado de substâncias prejudiciais. Ela contém substâncias antibióticas. Aumente as defesas imunitárias, é antibactériana e antiviral.

A ingestão da celola crua, ajuda também a reduzir os níveis de colesterol, dado que aumentam os níveis de lipoprotaínas de alta densidade (HDL), moléculas especiais que removem o colesterol dos tecidos orgânicos e das paredes das artérias.

É um alimento de largo espectro, com muito poucas contra indicações. Ou seja: Para quem sofre de acidez estomacal a cebola não é indicada. Deixa também um hálito um
Conclusão: A cebola crua serve, tanto para prevenir como para curar, visto que aumenta as defesas do nosso organismo em detrimento das células cancerígenas.

Fontes: Vigor e Vida, Blog Maria Limas Vieira

 

O alho apresenta propriedades bactericidas, preventivo de doenças cardiovasculares é ótimo contra a hipertensão, seus efeitos são potencializados quando o alho é triturado ou cortado.